Casa conforto

9 perguntas sobre Energia Solar

A Energia Solar é um tipo de energia renovável, que utiliza como fonte de energia a luz solar, que pode ser convertida em tecnologias diversas como: aquecimento solar,  energia heliotérmica, e a energia solar fotovoltaica. 

Apesar da Energia Solar ser mais cara para adquirir, possui muitos benefícios, principalmente financeiros a longo prazo, além de ser uma energia que não polui o meio ambiente, é sustentável e renovável.

A seguir serão descritas informações relevantes sobre a Energia Solar, as vantagens, os custos e muito mais. Dessa forma, se você tem interesse em adquirir a Energia Solar, não deixe de ler o artigo.

Quais as vantagens do uso da energia solar?

A Energia Solar, possui muitas vantagens como: 

  • A energia solar é sustentável, renovável, limpa e não polui;
  • A fonte de energia é a luz solar, desse modo, é gratuita;
  • A energia solar convertida em energia elétrica, através dos painéis solares é silenciosa;
  • Não requer manutenção com frequência; 
  • A instalação é fácil;
  • É acessível financeiramente para manter;
  • O pagamento é parcelado, em média durante 7 anos;
  • A vida útil dos equipamentos de energia solar, é de mais de 25 anos;
  • As placas solares resiste a intempéries como tempestades, secas e outros;
  • O espaço ocupado pelas instalações dos equipamentos da energia solar, é mínimo;
  • A energia solar valoriza o imóvel; 
  • O valor está diminuindo, por conta das inovações tecnológicas;
  • Mesmo em lugares distantes da rede elétrica, a energia solar pode ser utilizada;
  • Os equipamentos da energia solar fotovoltaica, podem ser reciclados;
  • Casas que utilizam a energia solar economizam até 90% na conta de luz;
  • A energia solar é uma alternativa ao petróleo;
  • A energia solar fotovoltaica é o sistema de autogeração mais acessível financeiramente.

A energia solar gasta mais que a elétrica?

A Energia Solar vinda de placas fotovoltaicas é a que menos gasta, levando em conta outros tipos de energias renováveis que integram a matriz elétrica do Brasil. Desse modo, 0,01% da energia gerada no país, em 2015 foi o total da energia consumida por essa tecnologia.

Além disso, a Energia Solar economiza até 90% no valor da conta de luz.

Como calcular custo de energia solar?

O custo da Energia Solar é variável, desde a instalação, pois a quantidade de painéis variam de acordo com a casa, assim como, o consumo mensal do cliente varia de acordo com o seu uso. 

Se você deseja calcular o curso de energia mensal, você pode fazer isso através de simuladores na internet.

Como funciona a instalação de placas solares?

A instalação de placas solares funciona da seguinte forma:

  • Inicialmente, é realizado um desenho de layout, com base nele, a equipe se dirige até o telhado e desenha onde serão instalados as placas solares.
  • Feito isso, telhas de barros são retiradas quando necessárias, e suportes são parafusados, nesses locais, para fixar o sistema. Já em telhados de metal, a instalação ocorre de forma facilitada, uma  vez que o suporte é parafusado por meio da telha metálica, evitando infiltrações e fornecendo proteção. 
  • As estruturas que fixam são pré-fabricadas, na maioria das vezes em alumínio. Os trilhos são fabricados para encaixar nos suportes e fornecer um lugar na medida, para prender os painéis solares.
  • Após a fixação dos trilhos, a instalação das placas solares, juntamente com a conexão de cabos ocorrem.
  • Por fim, o eletricista conecta as placas solares no inversor solar  e instala o inversor no sistema elétrico da residência ou empresa.Desse modo, após a instalação e a conexão ao sistema elétrico, o local começa a produzir energia elétrica. 

Quais os riscos da energia solar ao instalar sozinho? 

Existem riscos que podem tornar a instalação de energia solar sozinho perigosa, por isso, é indicado ser realizado apenas por profissionais.

Abaixo, serão descritos riscos ao tentar instalar a energia solar sozinho:

Risco de sofrer uma queda grave

O momento de instalação das placas solares, envolve altura, pois é necessário subir no telhado, e situar as placas, assim como realizar a instalação. 

Desse modo, há um treinamento voltado para essa ocupação e regulamentado por uma norma, e se você não possui, está correndo sérios riscos de sofrer uma queda grave.

Risco de instalar o kit de energia solar de forma errada

O kit de energia solar requer uma instalação adequada, como orientação e inclinação das placas solares, lugar onde será instalado, levando em conta irradiação, sombreamento e outras interferências.

Desse modo, se o kit for instalado de forma errada, além da sua vida estar em risco por conta de possíveis acidentes, você pode danificar o sistema devido a erros da instalação, e colocar sua residência ou empresa em risco, uma vez que pode ocorrer um curto circuito ou até mesmo um incêndio.

Risco de sofrer uma eletrocussão

Para ocupações que envolvem eletricidade, o Ministério do Trabalho criou a NR 10, que tem a finalidade de garantir proteção e saúde dos profissionais do setor, assim como, garantir que o profissional está habilitado e treinado para realizar essa função.

Além disso, a NR 10 indica os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que devem ser utilizados, e a NR 6 regulamenta que o uso dos EPIs são obrigatórios, a fim de evitar o risco de eletrocução.

Sendo assim, você que deseja instalar as placas solares terá que adquirir os EPIs, equipamentos, o que pode ser um custo adicional desfavorável, uma vez que, não utilizará novamente, além de estar em risco de sofrer uma eletrocução fatal.

Risco de calcular inadequadamente a demanda

Inicialmente, ocorre o cálculo da demanda de placas solares, que é realizado por engenheiros, pois exige cálculos específicos.

Desse modo, se você não está habilitado para isso, pode calcular errado, e a demanda de placas  ficar abaixo ou acima do que é necessário e resultar em prejuízos financeiros.

Risco de prejuízos financeiros

Além de todos os outros riscos citados, você pode sofrer grandes prejuízos financeiros, uma vez que uma instalação do kit errada, pode danificar equipamentos de custo elevado, danificar a rede elétrica da sua residência, ou eletrodomésticos, por exemplo.

Mesmo que de início, a instalação das placas solares pareça ser fácil, logo é perceptível que a instalação exige cálculos matemáticos difíceis e específicos para definir a demanda necessária, o local onde as placas solares serão posicionadas, compra de EPIs, e treinamento para funções que trabalham com altura.

Sendo assim, é necessário contratar uma empresa para a instalação segura, que garanta o seu bem-estar físico, dos membros da sua casa, e a segurança da sua residência ou empresa.

Quando vale a pena energia solar?

Se você leu todas as vantagens de instalar a Energia Solar, tenho certeza que você já sabe a resposta.

Desse modo, a Energia solar vale a pena, em qualquer momento, pois é duradoura, não requer manutenção com frequência, apesar de ter um custo alto para adquirir, logo ocorre o retorno, uma vez que gera uma economia de mais de 90% na conta de luz e claro a Energia solar, não polui, é limpa, sustentável e renovável.

Quem tem energia solar paga conta de luz?

Sim, quem tem energia solar paga conta de luz, mas, como mencionado acima, a economia na conta de luz chega a até 90%.

É interessante informar, que apesar do consumidor pagar conta de luz, ele não paga pela energia consumida em si, mas pela diferença entre a energia gerada, e a que foi consumida no mês.

Porque o uso da energia solar ainda não é muito utilizada no Brasil?

Primeiramente pelo alto custo de aquisição, então, nem todos têm condições de arcar com os custos iniciais.

Mas também, no Brasil, ainda não há uma ampla disseminação de conhecimento sobre a Energia solar, seus benefícios e a economia gerada a longo prazo.

Contudo, a instalação de Energia Solar, tem crescido gradativamente no Brasil.

Como está sendo utilizada a energia solar no Brasil?

Atualmente, a  Energia solar no Brasil, está sendo utilizada por meio de projetos de Geração Distribuída, em empresas e residências, assim como, a Geração Centralizada, por meio de usinas de energia solar, mais conhecida como fazendas solares. 

Mas, a Energia solar no Brasil, está sendo utilizada principalmente nas residências, uma vez que reduz os custos e é um ótimo investimento a longo prazo. 

Últimas Postagens

Como funciona Energia Solar?

Se você deseja adquirir um sistema de geração de energia por meio do sol é importante compreender como ele funciona. A energia solar está sendo

9 perguntas sobre Energia Solar

A Energia Solar é um tipo de energia renovável, que utiliza como fonte de energia a luz solar, que pode ser convertida em tecnologias diversas

Energia solar: 10 Curiosidades

Muita gente tem utilizado o sol como uma fonte energética e de calor há tempos. Mas só através dos avanços tecnológicos é que pudemos presenciar

Quero um orçamento