Aquecimento Solar Banho e Cozinha

Aquecimento Solar com Reservatório e Coletor a Vácuo

Coletor Solar a Vácuo – Características:

1) A água é aquecida muito rapidamente pelo tubo de vácuo sem perdas para o meio ambiente. O rendimento é de 96% na absorção do calor do sol comparado com no máximo 55% dos coletores planos;

2) Não há possibilidade de congelamento em baixas temperaturas até -8ºC;

3) Pode ser perfeitamente combinado com a arquitetura da casa ou prédio;

4) Pode ser combinado com a tubulação existente.Comparativo entre os coletores a Vácuo EnergiaEco e os coletores planos comuns comercializados: – Possuem um rendimento imbatível: 96% contra 55% no máximo dos coletores planos na absorção e transmissão do calor do sol para a água;

Princípio de funcionamento: Os Coletores Solares do Sistema EnergiaEco usam para circulação o sistema termo-sifão ou uma pequena bomba de circulação para transferir o calor para o reservatório solar que fica no interior do telhado, não aparente. A radiação solar é captada através dos tubos à vácuo que a absorvem e é conduzida ao reservatório solar.

– Não congelam, dispensando válvulas, que geralmente não funcionam e danificam irreversivelmente os coletores planos, e fluidos anti-congelamento, que reduzem ainda mais o rendimento dos coletores planos;  – Elevam as temperatura até próximo de 95/100ºC contra um máximo de 70ºC dos coletores planos;  *Material: liga de alumínio e inox;
* Tubo de vácuo solar com 3 camadas – alta absorção de calor e alto rendimento.

Como é o aquecimento solar em banheiros?

O aquecimento solar em banheiros é uma parte que deve ser levada em consideração antes da instalação do sistema fotovoltaico na casa. Como o chuveiro é um dos itens que mais consome energia, ele deve receber uma atenção especial. Além dele, as torneiras também recebem o aquecimento.

O que é necessário para instalar aquecimento solar em banheiros?

Além do painel com o sistema, são necessárias a instalação da tubulação e a colocação de registros exclusivos para o sistema aquecido.

Qual o investimento para fazer o aquecimento solar em banheiros?

Geralmente, não é realizada a instalação solar especificamente para banheiros. Do consumo geral do sistema, cerca de 65% deve ser destinado ao banheiro. Sendo assim, este percentual corresponde ao custo total do aquecimento para este espaço.

Como é feita a manutenção do aquecimento solar em banheiros?

Deve ser realizada de 6 em 6 anos por um profissional com qualificação técnica para a realização do serviço. Consiste na verificação da tubulação e manutenção de eventuais fissuras ou problemas no encanamento ou no sistema.

Qual o custo da manutenção do aquecimento solar em banheiros?

Os valores não são fixos e dependem do serviço que será realizado. Não possui um teto estipulado e nem tem um valor fixo a ser cobrado pela visita, variando de região em região. 

Como é o aquecimento solar em cozinhas?

Outro aspecto importante a ser considerado antes da instalação do sistema é a cozinha. Em muitos casos, são usados mais de uma torneira térmica, consumindo uma grande quantidade de água aquecida. Elas são os utensílios mais comuns na cozinha ligadas ao sistema solar. 

Qual o investimento para fazer o aquecimento solar em cozinhas?

As cozinhas consomem também uma parte significativa do sistema, cerca de 25% do volume total. Sendo assim, este percentual corresponde ao total investido no local. Por exemplo, se for instalado o sistema solar básico de R$ 13.340, o valor total destinado a cozinha é de cerca de R$ 533,00. 

O que é necessário para instalar aquecimento solar em cozinhas?

São necessárias as tubulações que ligam as torneiras ao sistema de aquecimento solar. Um registro independente é recomendado na instalação do mesmo. 

O que é necessário para instalar aquecimento solar em cozinhas?

São necessárias as tubulações que ligam as torneiras ao sistema de aquecimento solar. Um registro independente é recomendado na instalação do mesmo. 

 

Como é feita a manutenção do aquecimento solar em cozinhas?

É realizada a manutenção periódica a cada seis anos, sendo revisada a integralidade do sistema e a verificação de eventuais problemas que possam comprometer o seu pleno funcionamento.

Qual o custo da manutenção do aquecimento solar em cozinhas?

Não existe um preço fixo ou tabelado do custo da manutenção, sendo o valor variável, dependendo do serviço realizado, assim como a região e a empresa.