Os painéis solares funcionam em dias nublados?

Existem muitas pessoas confusas por aí que querem saber se os painéis solares podem funcionar, apesar do clima às vezes nublado ou chuvoso. Tenha certeza: uma enorme quantidade de luz solar atinge todos os dias e os painéis solares podem usar essa luz solar para gerar eletricidade.

Pode não parecer o mesmo em uma manhã fria de novembro, mas a energia solar está arremessando através de distâncias inimagináveis ​​do espaço a cada momento do dia. Até mesmo em países, por exemplo, a Inglaterra, que não é ensolarada o suficiente para a energia solar estão perdendo as evidências que estão à sua volta. Toda a vida no planeta vem do sol, e se a Inglaterra obtém luz solar suficiente para cultivar vastas florestas e extensos ecossistemas, certamente será suficiente para alimentar sua casa com a energia solar!

Como funcionam os painéis solares?

Nos termos mais simples possíveis, os painéis solares funcionam permitindo que os fótons (partículas de luz) liberem elétrons dos átomos, o que gera eletricidade. Em seguida, um campo elétrico, alguns materiais condutores e alguns outros componentes que compõem uma célula fotovoltaica (PV) permitem que a eletricidade recém-gerada flua como qualquer outra fonte elétrica.

Um painel solar na cobertura é composto de muitas células fotovoltaicas, e é por isso que às vezes você ouve painéis solares chamados de energia solar fotovoltaica. Essa eletricidade recém-gerada pode então ser usada para alimentar sua casa e o excesso de eletricidade pode ser exportado para a rede nacional.

Você deve ter notado que o calor não é uma parte inerente desse processo. De fato, os painéis solares realmente funcionam melhor em climas mais frios, porque o calor extremo pode interferir na eficiência de um painel solar. Portanto, a temperatura é uma vantagem para a eficiência do painel solar.

Então, qual a eficácia dos painéis solares em dias nublados?

As nuvens ampliam, dispersam, absorvem e refletem fótons. Menos fótons atingem os painéis solares em dias nublados, o que geralmente significa que menos eletricidade é gerada, embora exista uma exceção que discutiremos mais adiante. As nuvens não bloqueiam todos os fótons – caso contrário, estaríamos na escuridão toda vez que uma nuvem passasse por cima – para que os painéis solares continuem a gerar eletricidade, mesmo em dias nublados. A quantidade de eletricidade gerada dependerá de vários fatores, como a densidade da nuvem e o modelo e posicionamento do painel solar.

Em vez de observar a quantidade de eletricidade que um painel solar irá gerar em um único dia nublado, é mais útil estimar quanta eletricidade um painel solar irá gerar durante um ano médio. Converse com um instalador de painéis solares na sua região para obter uma estimativa precisa da quantidade de luz solar que sua casa receberá em um ano – também conhecida como sua ‘classificação de insolação’.

Toda nuvem tem um revestimento de ampliação…

Como mencionamos acima, as nuvens às vezes refletem fótons, mas às vezes também podem ampliá-los. Quando a luz do sol passa pela borda de uma nuvem, isso pode aumentar a luz do sol e aumentar a produção do painel solar. Esses aumentos temporários podem ajudar a compensar os momentos em que há cobertura total de nuvens. Esse fenômeno é chamado de efeito de borda da nuvem e realmente demonstra que toda nuvem tem um revestimento prateado.

Curtiu nosso post? Curte e compartilha com seus amigos.