É crescente a procura por opções renováveis de energia. O principal motivador é o anseio por formas de diminuir os impactos das ações humanas na natureza e o combate ao aquecimento global.
Existem diversas fontes desse tipo de energia. Neste texto, exploraremos a energia solar e as especulações que existem a seu respeito. Desvendaremos alguns mitos e diremos verdades sobre seu uso e características.
O que é a energia solar e quais tipos existem?
A energia solar é produzida por meio da luz e calor do sol. O principal modo de captação é por painéis solares e a transformação em energia acontece pelos inversores.
Existem dois tipos de energia solar:
- O sistema fotovoltaico — aquele que transforma a luz do sol em eletricidade.
- O sistema térmico — que capta o calor do sol e o transforma em energia térmica.
Mitos e verdades sobre energia solar
Selecionamos os maiores mitos e verdades sobre energia solar para esclarecer as principais dúvidas dos usuários. Acompanhe e entenda mais sobre o sistema que atrai cada vez mais adeptos.
1. É uma fonte de energia limpa?
Fato! Durante a geração de energia pelos painéis solares, nenhum gás causador do efeito estufa é emitido. Por esse motivo, essa é considerada uma fonte limpa. Além disso, é renovável, pois o sol fornece uma quantidade superior de energia à que somos capazes de utilizar.
2. Os painéis solares podem quebrar com facilidade
Mito! Esses painéis são cobertos por um vidro temperado com 3,2 milímetros de espessura. Esse material é muito mais resistente que o vidro convencional e mais difícil de ser quebrado. Mesmo exposto às intempéries climáticas, ele se mantém seguro.
3. Os painéis geram energia mesmo em dias nublados
Fato! Os painéis solares funcionam melhor em ambientes ensolarados, mas também são capazes de gerar energia em dias frios e até nublados. O que acontece nesses casos é uma leve diminuição em sua capacidade.
Caso haja eletricidade armazenada nas baterias, essa baixa na produção não deve influenciar no funcionamento do sistema nem desabastecê-lo. Em outras palavras, diminui a geração, mas o fornecimento interno permanece o mesmo.
4. É possível vender a energia armazenada
Fato! Muitas residências produzem mais energia do que são capazes de consumir. Toda a carga que sobra pode ser vendida às companhias ou aos consumidores do mercado livre de energia, associando-se à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
5. A energia solar residencial é mais cara
Mito! A energia solar é um investimento de médio e longo prazos. Pessoas que pagam mais de R$ 300 na conta de luz convencional podem garantir uma economia importante ao investir em energia solar. Leia mais sobre isso no nosso artigo “Instalação de energia solar residencial custa muito caro?”.
6. Os painéis solares duram mais de 25 anos
Fato! Esse é um padrão mundial. Utilizando 80% de sua capacidade, um painel solar pode manter-se ativo durante 25 anos sem precisar de reparos ou trocas. Com o passar dos anos e a incidência constante do sol, é comum que eles se desgastem, mas seu tempo de vida útil média é esse.
7. Posso recarregar meu veículo com energia solar fotovoltaica
Fato! Já existe tecnologia capaz de recarregar veículos com energia solar. Caso tenha acesso a ela, poderá abastecer nas tomadas de 110V e 120V convencionais, conectando o cabo e calculando a quantidade de tempo necessária para atingir a quantidade de Watts desejada.
8. Energia solar é cara e não compensa
Mito! O sistema de energia solar não é caro e gera retorno garantido do investimento em médio prazo. Além disso, ele agrega valor ao imóvel, caso você deseje vendê-lo futuramente.
9. Depois de instalados, os painéis não podem ser retirados
Mito! Apesar de estarem presos por ligas metálicas e outros materiais, os painéis solares podem ser removidos sempre que necessário. Como sua durabilidade é longa, muitos telhados os mantêm intocados por décadas.
10. Consigo “zerar” a minha conta de luz com um sistema de energia solar
Mito! Mesmo que você se torne independente energeticamente, ainda terá que pagar uma taxa mínima às companhias de distribuição da sua região. Esse valor pode variar, conforme as oscilações naturais do mercado, mas costuma ser muito baixo.
Agora que você já desvendou os principais mitos e conheceu quais dessas dúvidas são fatos sobre energia solar, conheça nossos serviços e continue acompanhando nossos conteúdos!