Energia solar para residências

Saber como funciona a energia solar é algo bastante importante para as pessoas que querem comprar ou montar um sistema de geração de energia solar. A seguir você verá várias informações sobre energia solar para residências e como funciona esses sistemas, esse artigo irá te guiar na hora de fazer a escolha da melhor opção para a sua empresa ou residência.

A energia solar vem crescendo cada dia mais e sendo utilizada em muitas residências, áreas rurais, indústrias, comércios e na energia elétrica através das usinas solares, sendo uma opção muito boa para quem quer economizar luz, além de ser uma energia limpa, renovável e alternativa.

É bem provável que você já tenha visto algumas dessas placas retangulares pretas ou azuis pois elas já são bastante populares e estão se espalhando cada vez mais rápido e fazendo a alegria das pessoas. Por meio da conversão direta da luz emitida pelo sol, estas placas geram toda a energia consumida em uma residência e com isso conseguem trazer uma economia de até 95% todos os meses na conta de luz.

Se não bastasse toda a economia que essas placas trazem, elas têm uma duração de 25 anos, elas também permitem que os consumidores fiquem totalmente livres da inflação energética durante todo esse tempo.

O que é energia solar?

A energia solar funciona por meio de várias placas solares que fazem a captura da luz, colocando os raios solares para a geração de toda a eletricidade (em sistemas de energia heliotérmica e sistemas de energia solar fotovoltaica) ou energia solar térmica (aquecimento de líquidos). Existem 3 diferentes tipos de energia solar: a energia heliotérmica, a energia solar térmica e a energia solar fotovoltaica. Cada uma tem uma atuação diferente.

A energia solar fotovoltaica funciona através do efeito fotovoltaico, com isso gera eletricidade; a energia heliotérmica também faz o aquecimento dos líquidos e usa o vapor gerado para fazer turbinas se moverem, e a energia solar térmica usa o sol como uma fonte de energia para fazer com que os líquidos se aqueçam.

Como funciona a energia solar em uma residência?

A energia solar em residências funciona usando os painéis solares que são instalados nos telhados das casas e com isso é gerado a energia elétrica sempre que houver presença da luz do sol.

Toda essa energia vai até o inversor solar que faz a alteração da corrente elétrica de contínua para alternada, para que haja compatibilidade com a corrente que há na residência, e assim ela fica pronta para ser usada nos eletrodomésticos ou em qualquer outro tipo de equipamento.

Quando vale a pena energia solar residencial?

A energia solar residencial vale muito a pena por conta de todos os benefícios que ela traz, como a valorização do imóvel, a redução das contas de luz em até 95%, além de também ser uma ótima opção de energia sustentável, alternativa e limpa.

Quantas placas solares servem para uma residência?

São precisos em média cerca de 7 placas solares ao fazer a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica em um casa que possua até 3 pessoas e que tenha um consumo mensal de até 250 kWh e com isso irá gerar uma economia de cerca de 95% na conta de luz da residência.

Já para algum tipo de comércio que tem um consumo de até 800 kWh todos os meses, será preciso instalar cerca de 20 painéis solares fotovoltaicos para que consiga suprir todo o consumo mensal.

Fazer a instalação de um sistema de energia solar residencial trará uma economia todos os anos de mais de R$ 2.000. Já no caso de um comércio, a economia todos os anos poderá passar dos 7 mil reais.

Quanto custa para colocar energia solar em uma residência?

O custo de todo um projeto de um sistema de energia solar fotovoltaica residencial, que estejam incluídos todos os materiais e instalação está atualmente custando cerca de R$ 15.818,78, levando em conta o uso de um gerador de 2,03 kWp instalado em uma residência que tenha uma média de consumo de 186,3 kWh.

A enorme variação de preço de fornecedor para fornecedor tem relação com a quantia dos componentes que são usados, a complexidade da instalação e o tamanho da empresa (empresas grandes possuem um maior poder de compra e conseguem comprar mais barato).

Quais as vantagens do uso da energia solar?

A energia solar possui diversas vantagens, dentre elas estão: possui um impacto ambiental muito baixo, possui uma instalação muito simples e um ótimo baixo custo em relação a todo o seu tempo de vida útil que ultrapassa os 25 anos e também o fato de poder ser usado como uma substância da energia elétrica convencional nas regiões que ainda não tem nenhum tipo de distribuição.

A energia solar também é uma das mais sustentáveis em todo o mundo por ser limpa e renovável, ela também não emite nenhum tipo de poluente e nem faz uso de matérias-primas que estão escassas na natureza. Esse tipo de energia solar também contribui bastante para a diminuição da poluição sonora.

Seu funcionamento é totalmente discreto e silencioso, evitando que haja ruídos desagradáveis. Este tipo de sistema também não necessita de um cuidado de manutenção exaustiva, somente algumas limpezas ocasionais.

As melhores dicas para escolher energia solar

Diversas pessoas têm um grande interesse em adquirir energia solar, e de acordo com a grande procura, tem aumentado bastante a quantidade de empresas que são voltadas para este setor que contam com tecnologia econômica. Veja a seguir algumas dicas para escolher a melhor energia solar para residências:

– Uma das primeiras coisas que você deve fazer é verificar se a empresa a qual você deseja contratar respeita todas as normas impostas pela Aneel.

– Em segundo lugar, você deve se certificar que a empresa de energia solar traz garantia para o serviço.

– Em terceiro lugar você deve observar se o painel que está incluso em seu projeto possui diodos de by-pass pois eles melhoram bastante o desempenho do seu painel e com eles o seu equipamento não recebe tantos impactos assim das folhas, nuvens ou sombras.

– Você também deve ficar de olho no atendimento, caso a empresa tenha um atendimento ágil, isso já será um ponto positivo para a empresa.

– Além disso, deve ver se a empresa consegue tirar todas as suas dúvidas, pois esse é outro fator bastante importante que é preciso observar sempre, pois assim você vai conseguir ver se a empresa tem conhecimento ou é leiga no assunto ao fazer uma análise.

– Também é muito importante informar sobre todos os parâmetros de qualidade para que você consiga se sentir seguro a respeito da sua escolha.

– Por último você deve conferir se a empresa faz vistorias técnicas e checar a viabilidade da instalação, como no lugar no telhado onde vão ser instaladas as placas solares.