Painéis de energia solar fotovoltaica

Por que a energia solar fotovoltaica é limpa e renovável?

O cuidado com o meio ambiente é um assunto em voga e a energia fotovoltaica faz parte disso. O portal do Ministério do Meio Ambiente declarou que os avanços da energia solar no Brasil foi um dos temas da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP27).

Proveniente de um recurso abundante em um país tropical como o Brasil, a energia fotovoltaica é limpa e renovável. Mas você sabe o que significa isso? Abaixo explicamos as razões para a energia solar ser boa para o meio ambiente.

O que é energia solar e fotovoltaica?

O termo energia solar é amplamente difundido, mas nem todo mundo sabe o que significa energia fotovoltaica. Por mais que os termos pareçam sinônimos, a energia fotovoltaica constitui um tipo específico de energia solar. Entenda melhor abaixo.

Energia solar

Toda energia que utiliza a luz do sol como fonte é energia solar. Ela pode ser, por exemplo, uma energia térmica, usando a luz solar para armazenar calor e aquecer ambientes.

Energia fotovoltaica

Já a energia solar fotovoltaica converte a radiação do sol em eletricidade. É sobre energia fotovoltaica que estamos falando quando nos referimos a utilizar painéis solares para ligar aparelhos elétricos e lâmpadas.

Por que a energia solar fotovoltaica é limpa e renovável?

Para entender por que a energia fotovoltaica é limpa e renovável, é preciso entender o que significam estes dois conceitos.

Nos objetivos de desenvolvimento sustentável presentes no site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a energia limpa é citada como a que não gera gases poluentes na sua produção. No mesmo documento, é considerada renovável a energia que transforma um elemento natural não esgotável, como a luz do sol, em eletricidade.

Ou seja, a energia solar é limpa porque não gera gases relacionados ao efeito estufa e é renovável porque a luz do sol é um recurso inesgotável.

Como a energia solar é gerada?

No caso da energia solar térmica, painéis refletem a luz do sol para um coletor que armazena o seu calor.

Na produção da energia solar fotovoltaica, por sua vez, a radiação do sol entra em contato com células semicondutoras presentes nos painéis solares. Estas células podem ser constituídas de diversos materiais, sendo o silício o mais comum.

As células de silício convertem a radiação solar em corrente elétrica e a transportam através da fiação do local. Ou seja, não há produção de resíduos ou de gases de nenhum tipo.

Assim, a energia solar é uma ótima alternativa a outras formas de energia. Se você se interessou por ter uma energia limpa e renovável na sua casa, entre em contato e peça um orçamento para instalação do sistema de energia solar!

Últimas Postagens

Quero um orçamento