energia-eco

Energia solar: 10 Curiosidades

Muita gente tem utilizado o sol como uma fonte energética e de calor há tempos. Mas só através dos avanços tecnológicos é que pudemos presenciar e tirar proveito da energia, beneficiando, inclusive, a natureza.

10 curiosidades sobre a energia solar

Confira o top 10 curiosidades que preparamos para você entender um pouco mais sobre a energia solar!

1. Uma ciclovia solar 

A primeira ciclovia do mundo feita com energia solar é denominada por SolaRoad. Ela se localiza em Krommenie, na região noroeste de Amsterdã, Holanda. A construção é feita com concreto e elementos celulares fotovoltaicos em painéis, cobertos com vidro temperado. A ciclovia apresenta cerca de 100m de extensão, sendo que a energia gerada tem direcionamento à diversas utilizações.

2. Aeroporto solar

No mês de agosto de 2015, o Aeroporto Internacional Cochin, que fica na Querala, Índia, começou a trabalhar 100% só com energia solar. É, portanto, o 1º aeroporto internacional que funciona somente com a energia do sol.

3. Árvores solares

Na região de Singapura, o projeto de paisagismo de 250 acres, denominado como Gardens by the Bay, apresenta 18 super árvores de caráter artificial com instalação no jardim da baía sul. Além disso, 11 delas apresentam elementos celulares fotovoltaicos com instalação para gerar energia elétrica.

4. Água que se gera pela energia do sol!

Um sistema recém-construído pelos pesquisadores de Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade da Califórnia em Berkeley, situadas no país norte-americano, utiliza a luz do sol para aderir ao vapor da água do ar, mesmo quando há uma umidade baixa.

Esse sistema é produzido por cristais de metal de estrutura orgânica, com pressão a uma fina chapa de cobre de metal, que são colocados entre absorvedor de sol e uma placa de condensador.

5. A energia dos famosos

Ao falar de famosos que fazem uso e costumam propagar a utilização da energia do sol, vários nomes conhecidos podem ser mencionados: Gisele Bundchen, Michel Teló, Márcio Garcia, Isis Valverde etc.

6. A primeira moto à energia solar

Richard Gryzch é um americano que fez a construção do que ele denomina como a 1ª moto elétrica que se move totalmente pela energia do sol. Para o financiamento do projeto pessoal, com duração por mais de vinte e quatro meses, Richard fez a venda de suas outras motos e, inclusive, uma das suas residências.

7. Carro solar que bateu recorde

Contando com velocidade superior a 106km por hora, o carro solar chamado de eVe, é, de forma oficial, o carro elétrico mais veloz do mundo, em uma rota de 500 km, e teve construção completa por alunos de Engenharia da Universidade de New South Wales (UNSW), no país australiano, com a Sunswift.

8. Balão solar

De acordo com o pesquisador francês Jean-François Guillemoles, que pretende cosntruir os balões solares, é possível gerar 4x maior quantidade de energia do que o painel solar. O propósito é que tais balões permaneçam superiores às nuvens, sem que dependa de um tempo a céu aberto para uma eficiência máxima.

9. Energia solar para roupas

Em razão de um estudo realizado por químicos, engenheiros e físicos com liderança pelo professor John Badding, da Universidade Estadual da Pensilvânia, Estados Unidos, os tecidos com elementos celulares solares possibilitam tal realidade logo!

Isto porque, pela primeira vez, construiu-se uma fibra ótica com base em silício, capaz de ter uso como um tipo de espécie de célula fotovoltaica, e pode ter expansão até uma dimensão de uso aos humanos. Sem dizer, também, que é possível a sua flexibilidade e irregularidade, como um pano.

10. Célula solar à base de frutas

É possível que pareça maluco, mas estudiosos do IIT – Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee, fizeram a descoberta de que a pigmentação composta no jamelão, denominada de antocianina, bem como o que está disponível em mirtilos, cerejas e framboesas, apresenta a capacidade de absorção da luz solar. Isso torna possível o seu uso para a produção de células do sol.

Os estudiosos fizeram a extração da antocianina da fruta, fazendo uso do etanol, e utilizaram-a como uma substância sensibilizadora em células solares através de corantes.

Concluiu-se que a utilização do corante natural, como a antocianina da fruta, para a produção das células, transformaria a produtividade de painéis em massa, e ainda, 40 % mais em conta.

Gostou das curiosidades? Compartilhe conosco a sua opinião!

 

Últimas Postagens

Quero um orçamento