Energia solar fotovoltaica

Energia fotovoltaica: O que é e como funciona energia solar

Em 2022, a energia solar superou, pela primeira vez, o uso da energia hidrelétrica no Brasil. Ela tem cada vez mais se tornando a opção para uso em residências e empresas. Todos os estados investem em sua produção, usufruindo das facilidades que o clima tropical nos garante.

A energia solar em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Teresina e Cuiabá é cada vez mais produzida e consumida. Essas cidades encorajam todas as outras a investirem cada vez mais nessa tecnologia. 

A seguir, entenda mais sobre a energia solar fotovoltaica, como funciona e quais são os tipos e vantagens para os consumidores.  

O que é energia solar fotovoltaica?

Apesar de parecer complexa, a energia solar fotovoltaica nada mais é do que a conversão de luz do sol em energia elétrica. Esse é um fenômeno estudado há anos pela física, que permitiu à humanidade dar largos passos em direção ao desenvolvimento.

Sendo assim, quando você instala um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa, estará alimentando seu sistema elétrico com a luz do sol de forma indireta. 

Porém, para que essa transformação seja possível, alguns equipamentos são fundamentais, como os painéis ou placas solares. Eles são fabricados a partir de materiais fotossensíveis e elementos químicos semicondutores, como o silício. Entenda melhor como funciona a energia solar fotovoltaica.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é produzida por meio de semicondutores, que se transformam pelo efeito fotoelétrico. Os fótons penetram as células das placas solares e movimentam os elétrons, que passam a um estado de energia capaz de gerar correntes elétricas.

Assim, quanto mais luz for absorvida pelo sistema, mais eletricidade será gerada. Por isso, são instaladas mais de uma placa solar, capturando uma quantidade cada vez maior de luz e gerando energia elétrica suficiente de acordo com cada demanda.

Qual o preço da energia solar Fotovoltaica?

Antes de mais nada, é importante frisar: o preço da energia solar varia consideravelmente de acordo com cada projeto. Existem instalações próprias para residências e outras apropriadas para empresas, por isso, cada caso é único.

Ao pesquisar por empresa de energia solar, lembre-se dessa variável. Existem, no mercado, projetos a partir de R$ 15.000. Quanto maior for o sistema, maior será o investimento na sua implementação. 

Porém, o retorno financeiro conquistado com o passar dos anos, e a redução significativa na conta de energia cobrada pelas concessionárias, valem cada centavo investido. 

Tipos de sistema de energia solar fotovoltaica

Conforme mencionado anteriormente, existem diferentes tipos de sistemas de energia solar fotovoltaica. Listamos abaixo cada um deles, suas características e principais vantagens. Confira.

Sistemas fotovoltaicos on grid (conectados à rede elétrica)

Nesse sistema, a rede de energia fotovoltaica é integrada à rede convencional de energia elétrica. Durante o período do dia em que há sol, sua casa ou empresa se alimenta da energia solar. No período noturno, passa a usar a rede de distribuição convencional, caso não haja créditos de energia solar.

Sua principal vantagem é o menor custo de instalação e a baixa necessidade de manutenção do sistema. Por outro lado, existe a desvantagem de depender da rede de distribuição elétrica em alguns momentos do dia.

Sistemas fotovoltaicos off grid/isolados/autônomos

Diferente do sistema on grid, o off grid é autônomo, sem ligação com a rede de distribuição convencional. Toda energia produzida não utilizada é armazenada em baterias. Quando a geração é interrompida pela ausência de luz solar, elas abastecem o sistema e fornecem eletricidade à residência ou empresa.

A principal vantagem é sua autonomia energética, a possibilidade de venda da energia que não for usada e o valor que agrega ao imóvel em caso de venda. Por outro lado, sua instalação tem custo mais elevado. 

Sistemas fotovoltaicos híbridos

Sistemas fotovoltaicos híbridos são aqueles beneficiados pelos dois tipos citados anteriormente. Ele é integrado à rede de distribuição convencional e também é capaz de armazenar em suas baterias a eletricidade excedente.

Sendo assim, possui as mesmas vantagens de um sistema off grid com relação à autonomia, mas também possui a desvantagem do on grid de ficar ligado à rede convencional de distribuição.  

Quais são as vantagens da energia solar fotovoltaica?

De maneira geral, o sistema de energia fotovoltaica garante benefícios aos usuários. Os principais deles são usufruídos por todos os tipos de projetos adquiridos e podemos listar os seguintes:

  • fonte renovável e abundante;
  • energia limpa;
  • redução na conta de energia;
  • independência energética;
  • possibilidade de vender energia armazenada;
  • retorno financeiro;
  • valorização de imóveis;
  • longo tempo de vida útil;
  • baixa demanda de manutenção;
  • risco baixíssimo de ficar sem eletricidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos que também desejam instalar um desses sistemas em sua residência ou empresa. Para saber mais, visite nosso site e solicite um orçamento de energia solar.

Últimas Postagens

Quero um orçamento