Casa alimentada por sistema de energia solar residencial

A instalação de energia solar residencial custa muito caro?

Está cada vez mais comum nos telhados brasileiros, o uso de painéis solares que aumentam a capacidade energética das residências e representam um investimento vantajoso a longo prazo para os consumidores.

Entenda, nos tópicos a seguir, quando a sua instalação de energia solar residencial é conveniente, quais são os componentes de um sistema e quanto custa, em média, a sua implementação. 

O meu consumo de energia compensa a instalação de um sistema fotovoltaico?

A instalação de energia solar não anula a necessidade do pagamento da sua conta de luz. Por isso, o uso do sistema fotovoltaico só se torna realmente viável para pessoas que pagam valores elevados às companhias de abastecimento convencional.

Caso a sua fatura seja igual ou superior a R$ 300, por exemplo, a implementação do sistema fotovoltaico é uma opção interessante. Além da diminuição da conta mensal, você usufruirá de todos os benefícios que essa modalidade oferece. Entenda melhor em nosso artigo artigo sobre quando uma instalação de energia solar residencial compensa.

O que compõe um sistema de energia solar residencial fotovoltaica?

Quando se fala em energia solar, a primeira coisa que lembramos são os painéis solares. Mas existem vários outros componentes além deles. Veja, logo abaixo, quais são e para quê serve cada um.

Matriz solar

Uma matriz solar fotovoltaica consiste em vários painéis solares conectados eletricamente. O painel fotovoltaico solar gera eletricidade em uma corrente contínua (CC) a partir da luz solar.

É importante ter em mente que os sistemas fotovoltaicos devem ser instalados em estruturas de montagem estáveis ​​que possam suportar o arranjo e resistir às condições climáticas como vento, chuva e corrosão nas próximas décadas.

Inversores fotovoltaicos

O inversor de energia solar é uma parte fundamental de qualquer sistema fotovoltaico, já que é ele quem converte eletricidade de CC para AC (corrente alternada). Isso é necessário, pois você precisa dessa transformação para o fornecimento de energia dos seus eletrodomésticos.

Baterias

As baterias são usadas para armazenar a energia gerada por um painel solar. Painéis solares domésticos alcançam sua maior produção de energia no meio do dia, quando a maioria das pessoas está longe de casa. Caso a energia não seja usada imediatamente, ela pode ser armazenada em uma bateria. 

Em um sistema híbrido de rede, qualquer eletricidade extra gerada após as baterias serem carregadas pode ser enviada de volta para a rede elétrica.

Controladores de carga

Os controladores de carga pegam parte da eletricidade da corrente CC, gerada por um painel solar, e a usam para carregar uma bateria ou um grupo de baterias. O controlador de carregamento regula a tensão e a corrente geradas por um painel solar para que ele possa carregar a bateria, ou um banco de baterias, adequadamente. 

A energia gerada pelos painéis solares varia de acordo com a exposição à luz (fóton). Se um controlador de carregamento não estiver presente no sistema fotovoltaico, as baterias podem ser sobrecarregadas e danificadas.

Como é feita a instalação da energia solar?

A instalação do sistema segue um passo a passo genérico, adotado pelas empresas de energia solar. Normalmente, a ordem das etapas são as seguintes:

  • visita técnica ao local;
  • elaboração do projeto;
  • início da instalação;
  • aplicação dos suportes para fixação do sistema;
  • instalação dos trilhos;
  • acomodação dos painéis sobre os trilhos;
  • conexão dos cabos aos inversores;
  • ligação dos inversores à rede;
  • acionamento da rede.

Com que frequência deve-se fazer a manutenção dos equipamentos?

Os sistemas solares fotovoltaicos requerem pouca manutenção ao longo de sua vida útil, que costuma ser de mais ou menos 30 anos.

A menos que ele possua peças defeituosas, tenha sido instalado incorretamente ou algum outro fator externo lhe cause danos, há pouca manutenção necessária para mantê-lo funcionando. 

O mesmo se aplica à manutenção do painel solar. Geralmente, você nem precisa se preocupar em limpar seus painéis, já que a própria chuva e vento fazem isso.

Quanto custa a instalação de energia solar?

Diversos fatores influenciam no custo da instalação do sistema de energia solar. Aspectos como o tamanho e a complexidade do serviço são os mais relevantes. Nem sempre é necessário fazer grandes adaptações ao sistema convencional já instalado, o que torna o serviço mais barato.

Quando o telhado é muito amplo ou acidentado demais, são necessárias algumas estratégias e um estudo mais detalhado de como acomodar os painéis de forma adequada. Além disso, quanto maior a quantidade de placas, mais elevado será o custo da instalação.

Outras variantes que influenciam no valor da instalação são o tamanho total do projeto e as necessidades energéticas que ele precisará suprir. Existem sistemas residenciais parciais, de 70% ou 50%, e aqueles maiores que alimentam uma indústria de grande porte, por exemplo.

Portanto, a instalação pode iniciar em R$ 13.000 e não ter um limite máximo de preço, segundo as variáveis analisadas. Visite o nosso site, faça um orçamento e conheça as vantagens da energia solar!

Últimas Postagens

Quero um orçamento