Mas o que é o Big Data?

O termo Big Data é relativamente novo entre os usuários e está cada vez mais na boca de todos, mas… Será que realmente sabemos para que serve?

Big Data, big data ou dados massivos é um conceito que se refere ao armazenamento de grandes quantidades de dados e aos procedimentos usados ​​para encontrar padrões repetitivos dentro desses dados.”

Big Data está se tornando algo inseparável de nossas vidas. Todo mundo usa algum tipo de tecnologia ou entra em contato com produtos e grandes empresas. Essas grandes empresas nos oferecem seus dados e, ao mesmo tempo, usam os dados que lhes oferecemos. Eles os analisam constantemente para tornar sua produção mais eficiente e desenvolver novos produtos.

Essa tecnologia chegou para revolucionar todos os setores e oferecer melhorias em vários sentidos, e ainda mais quando surge uma aliança com a internet das coisas. De uma forma mais detalhada, falaremos do setor da energia e da sua eficiência ao serem aplicadas estas tecnologias que, permite que o consumo de energia seja mais bem ajustado às necessidades de cada consumidor.

As companhias de eletricidade são beneficiadas por se aliarem ao Big Data, pois lhes permite obter previsões muito ajustadas, através da análise dos dados de consumo dos usuários, o que os ajuda a oferecer um serviço melhor e mais personalizado adaptado ao consumo real do seu público… São muitos os exemplos, mas cada vez é mais comum, principalmente na Europa, a instalação de contadores de luz inteligentes que enviam, de forma automática, essas informações aos fornecedores de energia.

As vantagens de aplicar a tecnologia de Big Data são cada vez mais. Vejamos algumas que beneficiam o mercado da energia:

  • A previsão da produção de energia renovável. Graças à análise de big data, as empresas podem utilizar sistemas de previsão e oferecer ao mercado uma oferta de energia muito mais precisa.

●        Otimização dos processos de compra e venda de energia para os comerciantes, de modo a que o consumidor final também beneficie disso.

  • Previsão da demanda de eletricidade. Usando dados de consumo de energia, as empresas podem prever a demanda de eletricidade hora a hora, até 10 dias no futuro.
  • Manutenção preditiva para baixar custos e melhorar a qualidade do serviço de faturação.
  • O fornecimento de energia elétrica é mais estável, barato e sustentável graças à análise de dados realizada por esta tecnologia no setor de energia.
  • O Big Data oferece intervenções manuais e investimentos em geral que podem ser reduzidos.

Apostar nestas tecnologias é atingir e beneficiar da eficiência e poupança de energia, e oferecer um serviço ajustado às necessidades de todos os usuários.

Obviamente, as vantagens da análise de big data não se limitam apenas aos produtores e comerciantes; nós, como clientes e consumidores, também podemos nos beneficiar. A economia alcançada pelas empresas de energia graças ao big data pode se refletir em nossas tarifas em uma redução de preço de até 10%.

Além disso, com o estudo do big data, as empresas de energia elétrica podem nos ajudar a fazer um uso muito mais responsável e eficiente da energia, graças a um atendimento mais personalizado e, assim, conseguir a tão desejada economia em nossa conta.