A pandemia global chegou e fomos obrigados a ficar em nossas casas para minimizar o impacto negativo que o coronavírus trouxe. Na verdade não havia forma de mudar isso. No entanto, ficar em casa significa ter mais gastos e principalmente com a energia elétrica. Os padrões mudaram, e por exemplo o teletrabalho que veio para ficar, nos fez repensar sobre a forma de consumir energia elétrica em casa.
Assim, com este artigo iremos indicar uma das melhores soluções para você conseguir reduzir o seu consumo elétrico e poupar na eletricidade como autoconsumo fotovoltaico.
Provavelmente você nunca tenha pensado em ter um serviço de autoconsumo em casa, ou por achar que é muito caro ou até por nem saber que isso existia… No entanto saiba que traz benefícios em todos os sentidos. Instalar placas solares em sua casa significa que vai ser você quem fará a produção e o gerenciamento da energia capturada pelas placas solares, e sem ter que depender de nenhuma empresa de energia, nem ter de fazer contrato da luz.
As placas solares são simples de serem instaladas, e nem precisa de investir assim tanto. Não esqueça nunca no dinheiro que vai economizar a curto prazo.
A principal característica do autoconsumo é, sem dúvida, a poupança que você vai ter, já que vai conseguir baixar (e muito) o seu consumo de energia, e evitar as dores de cabeça que tem sempre que a sua conta da luz chega.
Ao instalar painéis fotovoltaicos você está contribuindo com o meio ambiente, utilizando energia 100% verde e renovável.
Existem dois tipos de placas solares: as que estão ligadas à rede, que são aqueles que combinam a obtenção de energia de forma autónoma e através da rede de distribuição e os que não estão ligados à rede, como é o caso das casas que se abastecem de forma independente.
Automação residencial e a alta poupança de luz
Obviamente que controlar e reduzir o custo da eletricidade é uma preocupação para para todos nós, e mais ainda nesse momento de crise gerada pela pandemia.
No entanto, além a maioria apostar no autoconsumo para economizar dinheiro, a verdade é que cada vez mais pessoas o fazem para reduzir a poluição.
Uma das formas de garantir a eficiência energética em uma casa é instalar sistemas de automação residencial que permite controlar diferentes objetos do lar, com apenas um clique, e de forma remota. São sistemas automatizados que sabem que a sua função é reduzir ou maximizar o consumo. Para começar a beneficiar da automação residencial, você apenas deve contratar um serviço de internet rápida.
O que mais se pode controlar com a automação residencial?
Com a tecnologia cada vez mais avançada, podemos controlar tudo. Existem vários exemplos, sendo que alguns se destacam dos restantes:
- Iluminação: Com a automação residencial você pode acender ou apagar a luz à distância, criar perfis de iluminação ajustados a toda a família, e desenvolver ações próprias que visam adaptar a iluminação aos aspectos externos e internos da casa, como o horário ou o pessoa que está na sala.
● Eletrodomésticos: São responsáveis por cerca 25% da energia incluída em no recibo elétrico. Os aparelhos que são inteligentes consomem muito menos que os convencionais.
- Segurança: Até mesmo fora de casa, você terá forma de a vigilar. O alarme e as câmeras de vigilância foram as primeiras coisas que puderam ser automatizadas.
- Ar condicionado: Pode abranger cerca de 40% da conta de luz. Termostatos inteligentes economizam quase 30% no ar condicionado em uma casa.
A inteligência das Placas solares
Os painéis solares inteligentes também são incorporados na tecnologia da internet das coisas, de modo a aumentar a sua eficiência energética e a usar a energia solar de uma forma mais inteligente e racional. Através de um dispositivo conectado à internet, você pode programar, ligar, desligar ou controlar remotamente qualquer atividade relacionada com o painel
Por sua vez, o sistema de controle é capaz de influenciar e atuar no ambiente, uma vez que, estando conectado à Internet, pode modificar suas funções sem o alterar fisicamente.
Com ele pode ter certeza que…
- Aumenta a eficiência energética dos painéis solares convencionais, de forma a obter uma maior quantidade de energia.
● Evita problemas técnicos ou avarias devido às condições climáticas (pois se fecham para evitar danos) ou incidentes devidos ao mau uso causado pelo usuário
- Garante a autolimpeza. o usuário não se preocupa com a manutenção exaustiva e a eficiência energética de sua produção melhora em pelo 5% com este serviço.