Energia solar

O que acontece com a sua conta de luz usando a energia solar?

Optar por utilizar sistema solar para ter eletricidade não é benéfico apenas para o planeta, por ser uma fonte de energia limpa e renovável, mas também para o seu bolso.

É possível economizar nos gastos com conta de luz e ter um retorno rápido do investimento feito para instalar os painéis solares fotovoltaicos.

Deseja entender o que acontece com a sua conta de luz usando energia solar e se pode substituir a eletricidade da rede elétrica pelo sistema fotovoltaico? Continue a leitura para ter suas dúvidas respondidas.

Posso substituir completamente o uso de energia elétrica por solar?

É possível parar de usar a eletricidade das distribuidoras locais e ficar dependendo apenas da energia solar. Entretanto, ainda é algo caro e que pode não valer o investimento.

O sistema solar precisa ter uma bateria para armazenar a energia excedente dos dias mais ensolarados para usá-la nos períodos chuvosos e durante a noite. Infelizmente, elas ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro e possuem alto valor no exterior.

Entretanto, caso você pretenda instalar um sistema de energia solar em locais sem rede elétrica disponível, o uso da bateria de armazenamento pode ser vantajoso.

Quem tem energia solar continua pagando conta de luz?

Apesar da diminuição do valor, quem possui energia solar precisa continuar pagando a conta de luz para a distribuidora elétrica. Caso a quantidade de energia gerada pelo sistema fotovoltaico ultrapasse o uso mensal, é necessário pagar a taxa mínima.

Taxa mínima

O consumidor que está associado a uma distribuidora de energia local precisa realizar o pagamento de um valor mínimo para ter eletricidade disponível quando necessitar. 

Mesmo que você não utilize a energia da rede elétrica, pagar essa taxa é a garantia de que a eletricidade estará a sua disposição no momento que precisar.

Quem tem energia solar paga conta de luz porque continua utilizando-a. Sem uma bateria para o armazenamento excedente nos dias nublados ou durante a noite, é necessário usar a eletricidade tradicional para manter luzes e eletrônicos ligados.

Quais são as mudanças que ocorrem na conta de luz após instalar um sistema fotovoltaico?

A principal mudança que ocorre com a conta de luz ao começar a usar energia solar para abastecer sua residência ou comércio é a queda do valor desembolsado mensalmente. A redução pode chegar a 95%, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Outro fato interessante, que ocorre após a instalação do sistema fotovoltaico, são os créditos adquiridos a partir do excesso de energia que é captado.

Portanto, se for fabricada mais energia que o local precisa, o excedente é direcionado para a rede de eletricidade. Então, o valor é descontado na conta de luz.

Tanto o fator de diminuição da quantia gasta com energia elétrica quanto o da geração de créditos são positivos para o usuário que decidir pela instalação de um sistema fotovoltaico na residência, no comércio ou na indústria.

Atrelada às outras vantagens de se ter energia solar, como a sustentabilidade, valorização do imóvel e diminuição de poluentes, a economia é um ponto que pode impactar na sua decisão, caso ainda esteja com dúvidas sobre instalação de painéis solares.

Gostou de saber o que acontece com a sua conta de luz após obter um sistema de energia solar fotovoltaico? Continue acessando o nosso blog para acompanhar mais conteúdo como esse.

A EnergiaEco, empresa especializada na aplicação e comercialização de várias formas de Energia Solar, possui uma equipe disponível para realizar um orçamento para instalação de um sistema fotovoltaico em Porto Alegre. Conte conosco para tomar essa decisão com ótimos resultados!

Últimas Postagens

Como funciona Energia Solar?

Se você deseja adquirir um sistema de geração de energia por meio do sol é importante compreender como ele funciona. A energia solar está sendo

Quero um orçamento