Energia solar para empresas

A energia solar para empresas é a melhor opção para quem deseja usufruir de uma fonte de energia renovável, econômica e que beneficie o negócio em diversos sentidos. Muitas empresas brasileiras estão aderindo à instalação do sistema de painéis solares fotovoltaicos e aproveitando as vantagens que os mesmos oferecem.

O físico francês Alexandre Becquerel foi quem descobriu os efeitos fotovoltaicos, em 1839, mas foi o engenheiro estadunidense Russel Shoemaker Ohl, em 1954, que iniciou a célula solar moderna. Depois, com o passar dos anos, diversos avanços neste campo foram realizados até chegar ao que temos hoje: sistemas de energia solar para empresas e residências.

Como é a energia solar para empresas?

Basicamente, a energia solar é produzida a partir dos raios solares, como o próprio nome sugere. Para usufruir da fonte de energia, podemos selecionar o sistema fotovoltaico, térmico ou termossolar/concentrado, que devem ser instalados de acordo com as necessidades das empresas.

Quais os tipos de energia solar para empresas?

Há 3 tipos de energia solar que podem ser utilizados, tanto em empresas como em residências. Confira quais são eles:

Energia solar fotovoltaica
É o mais famoso entre os três tipos de energia solar. Esse sistema envolve a instalação de placas solares fotovoltaicas, que são montadas em painéis ou módulos. Eles transformam os raios solares em energia elétrica para utilização em diversos equipamentos.

Energia solar térmica
Esse tipo de sistema envolve a instalação de painel solar térmico, que é mais simples, devido ao seu potencial econômico. A energia solar térmica é utilizada para o aquecimento da água, ambiente e processos industriais.
Já a função dos painéis térmicos é de transferir o calor obtido pela radiação para materiais, como óleo e água, a fim de transmitir o calor e realizar o aquecimento.

Energia concentrada/termossolar
A energia termossolar ou concentrada produz calor através de espelhos, que tem como função concentrar a incidência de raios solares para transformá-los em energia elétrica. No entanto, esse é o sistema mais complexo e caro quando se trata de energia solar para empresas.
Para definir qual o melhor sistema de energia solar empresarial, é preciso avaliar as funcionalidades e vantagens de cada um. A fotovoltaica, por exemplo, pode ser utilizada para o funcionamento de equipamentos e acender lâmpadas, além de ser indicada para satélites.
Já a térmica é usada apenas para aquecimento de água e óleo, possuindo uma maior dificuldade em armazenar energia.
A concentrada, apesar do alto custo, é a mais indicada para grandes empresas uma vez que apresenta grande versatilidade e permite o armazenamento de calor.

Como funciona a energia solar para empresas?

Mesmo com 3 tipos de sistemas de energia solar disponíveis, quando se trata da área de instalação industrial, deve ser realizada uma instalação específica: o On-Grid. Ele é conectado à rede através de um kit com equipamentos.

Este kit será responsável por captar e converter a luz solar em energia elétrica. No entanto, como a energia solar é produzida somente durante o dia, o sistema será conectado à rede da distribuidora, que realizará a instalação de um relógio bidirecional, funcionando em paralelo com o sistema solar.

Como isso acontece? Confira o passo a passo da energia solar para empresas:

1. A equipe colocará placas sobre o telhado ou galpão, que recebe os raios solares com maior incidência, livre de sombras, por exemplo.

2. As placas recebem os raios solares e fazem a conversão em energia elétrica, que é enviada para um inversor fotovoltaico. Ele é responsável por fazer a adequação às características da distribuidora.

3. No inversor, essa energia é armazenada no quadro geral e depois distribuída para os equipamentos elétricos, que estão sendo utilizados e ligados na tomada.

Quando a energia solar não é utilizada completamente, a distribuidora recebe o excedente através do injetor. O cliente receberá descontos em sua conta de água e bônus por isso.

Como a energia solar funciona somente durante o dia, no período noturno é usado o serviço da distribuidora. Com isso, permite-se uma grande economia e, futuramente, um ótimo retorno sobre investimento. 

 

Vantagens da energia solar para empresas

São diversas as vantagens da energia solar para as empresas, que vão desde a diminuição de custos e fluxo de caixa estável a questões sustentáveis, entre outros. Confira:

Economize
É preciso fazer um investimento inicial com o sistema de energia solar, mas, em longo prazo, esta fonte sustentável tende a gerar economia, pois sua empresa não precisa dos serviços de energia elétrica da distribuidora durante o dia, diminuindo consideravelmente os gastos.

Além disso, não há uma dependência da distribuidora, caso ocorra falta de energia no período diurno, evitando prejuízos.

Estabilidade no fluxo de caixa
Devido à economia com as contas de energia elétrica, sua empresa terá um fluxo de caixa mais estável uma vez que o consumo cobrado pela distribuidora terá, praticamente, um custo fixo.

Isso é muito vantajoso, pois os empreendedores brasileiros costumam pagar a quinta energia mais cara do planeta.

Ótimo ROI
O retorno sobre o investimento (ROI) de um sistema de energia solar para empresas é muito vantajoso. Ao instalá-lo, já é possível conferir a diminuição dos custos com energia elétrica, ou seja, a cada mês parte do valor pago pelo sistema é recebido de volta.

O ressarcimento total do valor leva, em média, menos de 6 anos para acontecer. Levando em conta que um sistema deste tipo pode durar 35 anos, e quase não há necessidade de manutenção – apenas a limpeza das placas -, você tem muito a ganhar.

Sustentabilidade
Ter uma marca sustentável é essencial para as empresas. Ao demonstrar preocupação com os recursos naturais e o meio ambiente, conquista-se a confiança de clientes e possíveis investidores, além de mais divulgação.

Responsabilidade social é uma das principais bandeiras que devem ser erguidas, agregando valor ao negócio para a conquista de sucesso e reconhecimento!

É possível economizar com energia solar em empresas?

A energia solar tem feito sucesso no Brasil, devido ao clima de algumas regiões que possibilita o funcionamento deste sistema mesmo em dias nublados. Assim, pode-se substituir a necessidade de energia elétrica durante o período diurno.

Além disso, os custos com manutenção são baixíssimos, apenas com a limpeza necessária, e o sistema tem vida útil de 35 anos.

Ao instalar um sistema de energia solar, as empresas podem economizar de 50% a 95% em contas de luz, retirando a cada mês parte do que foi gasto. Leva, em média, 6 anos para obter o retorno total sobre investimento.

Além disso, há benefícios para o meio ambiente, como a redução de emissão de gases que contribuem para o Efeito Estufa e a diminuição da necessidade de desmatamento para criar usinas hidroelétricas, entre outros.

Quanto custa colocar energia solar em empresas?

O custo da energia solar para empresas depende de alguns fatores, como o tipo de sistema instalado, a cotação do dólar e os materiais utilizados, que são avaliados em conjunto com a empresa faz a instalação do mesmo. A potência do gerador solar também é levada em consideração.

Em média, a energia solar para empresas pode custar de R$ 35 mil a R$ 71 mil. Os valores são altos, devido à quantidade de impostos cobrados no Brasil, mas, mesmo assim, o retorno sobre o investimento é satisfatório.

O retorno do investimento com energia solar em empresas é rápido?

O retorno sobre o investimento (ROI) em energia solar no Brasil varia entre 3 e 7 anos, de acordo com o tipo de sistema instalado. Para realizar o cálculo do ROI, avalia-se o custo total do investimento bem como o valor do sistema, a economia que proporciona, tarifas da distribuidora de energia elétrica e impostos, entre outros fatores.

Como é feita a geração de energia em dias sem sol?

A energia solar é produzida a partir da incidência de raios solares captados pelos painéis solares e demais equipamentos dos sistemas instalados, bem como elencado no sistema de energia termossolar, fotovoltaica e térmica.

Devido à captação da energia solar, é possível transformá-la em energia elétrica ou aquecimento de óleo e água. Diferentes tecnologias são utilizadas neste processo, desde heliotermia (radiação convertida em calor) a fotovoltaica (painéis que captam e convertem os raios em energia elétrica), entre outros.

Tem interesse em saber mais sobre a energia solar para empresas? Solicite um orçamento ou entre em contato conosco!