Gerar energia solar para condomínios pode resultar em grandes economias. Isso é feito por meio de um sistema central com instalação em área específico da empresa, o qual há a possibilidade de suprimento como um consumo da área e de cada unidade do condomínio. Isso reduz de forma drástica toda a energia do prédio!

Em últimos anos, as taxas de eletricidades subiram um pouco mais que 90 % no país, conforme as estatísticas apresentadas pela Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. A par desta tendência de fontes renováveis de energia, assim como a eólica e a solar, a Mivita Construtora investiu no uso de energia fotovoltaica em condomínio chamado Inside Jardim da Penha.

O projeto irá apresentar placas que podem realizar a absorção da luz solar, que terá uso para todas as necessidades de áreas comuns do prédio, fazendo a redução do próprio condomínio para todos os residentes ali.

O engenheiro André Pretti, que também é sócio da construtora, disse que todo o material usado para construir o aparato terá avaliação com a conceituação de sustentabilidade, economia e ecologia.

Benefícios da energia solar

Essa energia, a partir dos módulos fotovoltaicos, preenche a sétima posição em relação à matriz de energia de todo o país, de acordo com levantamento com divulgação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e torna disponível aos seus consumidores as vantagens pelas esferas ambientais e socioeconômicas. Dentre estes benefícios, podemos mencionar os seguintes para os condomínios:

  • reduz os custos com faturas de energia;
  • a eletricidade é gerada de modo limpo, sustentável e renovável;
  • não emite gases de efeito estufa;
  • tem baixo impacto ambiental;
  • não necessita de água para operar;
  • colabora para a garantia da segurança de suprimento energético;
  • promove o alívio da demanda de eletricidade em período diurno;
  • reduz custos aos consumidores finais.

O principal benefício da energia solar, de fato, é que as contas e faturas relativas à luz e eletricidade se reduzem em quase 90%, gerando uma economia de excelência para todos os condôminos. O dinheiro que se economiza, portanto, pode ser utilizado para outras prioridades do condomínio, promovendo melhorias e tornando o ambiente residencial ainda mais confortável.

Estas são algumas das vantagens que a energia solar consegue trazer para a sociedade e principalmente ao meio ambiente, que precisa de uma atenção redobrada em últimas instâncias, devido ao aquecimento global e problemas que acarretam a saúde humana!