Aquecimento Solar Coletores Planos versus Coletores com Tubos de Vácuo

Tecnologia de Tubos de Vácuo versus Coletores Planos

Os tubos de vácuo tem rendimento de aproximadamente 92 a 96% de eficiência em comparação com os 55% dos coletores planos.
Coletores planos sofrem grave degradação do desempenho em condições ambientais de baixas temperaturas enquanto coletores de tubos de vácuo são relativamente pouco afetados e podem operar até temperaturas bem abaixo de zero graus Celsius.

A concepção dos tubos de vácuo lhes permite absorver mais energia solar por um longo período do dia. Ao meio-dia, ambos os tubos de vácuo e painéis planos ficam perpendiculares ao sol e com a máxima eficiência aplicada a cada tipo de coletor – 92% e 55%. Em outras inclinações, apenas os tubos de vácuo estarão perpendiculares ao sol e com a máxima eficiência. Os Coletores planos passam a refletir a luz solar ao invés de absorvê-la a partir de certa inclinação.

 

Para o usuário de regiões mais frias – Sul e Sudeste – o grande diferencial de desempenho é sentido no outono, inverno e primavera quando os coletores com tubos de vácuo mostram sua maior eficiência com nitidez. Em função das menores perdas para o meio ambiente, praticamente todo o calor é transferido para a água. Nos coletores planos a perda por convexão é muito grande, e os sistemas de apoio (gás ou elétrico) tem que ser acionados com maior frequência aumentando seu custo operacional e a dependência por energias convencionais.

Se o vidro do coletor plano quebra, ele terá que ser substituído e o sistema não irá funcionar corretamente até que a substituição seja feita. Os tubos de vácuo podem suportar granizo de até 25 milímetros de diâmetro, aproximadamente uma bolinha de ping-pong. Se um tubo é quebrado, o componente é barato e de fácil substituição.

Somos uma empresa especializada em Energias Renováveis e Sustentáveis, principalmente Solar. Trabalhamos com Geradores Solares Fotovoltáicos (Energia Solar com painéis fotovoltáicos) e Aquecedores Solares para Banho, Cozinha e Piscina em instalações Residenciais e Comerciais.

(51) 3276.9103

 

Atendimento das 8h às 18h.

 

(51) 99821.1691

 

Atendimento das 8h às 18h.

 

E - mail

 

[email protected]om.br

 

 

Endereço

 

R. Dr. Arnaldo da Silva Ferreira, 220 - Ipanema, Porto Alegre - RS, 91760-240